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A Importância do Estágio

04/05/2009

A inserção do universitário no mercado de trabalho se dá, na maioria das vezes, pelo estágio, que é a forma do aluno colocar em prática a teoria vista em aula, aumentando as oportunidades de aproximação com profissão escolhida. É por meio do estágio que os futuros profissionais aprendem a lidar com as complexidades de uma organização. Ao estagiar, o estudante universitário integra a teoria com a prática, ampliando seu entendimento sobre as rotinas de uma organização. Muitas das atividades necessárias para aquisição das competências necessárias ao exercício de uma profissão

podem ter  lugar na sala de aula, mas o aluno não está numa situação real, mas sim de simulação de situações da vida real. (…) Aplicar em ambiente de trabalho as competências aprendidas em contextos puramente educativos permite aos indivíduos tomar consciência da eficácia do seu trabalho e das suas reais capacidades. (GARCIA, 2002)

Logo, pode-se afirmar que o principal objetivo dos estágios é o aprendizado, e essa oportunidade só traz vantagens tanto para as empresas contratantes, quanto para os próprios estagiários. Para o estagiário é a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Para as empresas, a disponibilização deste espaço a quem inicia a vida profissional pode abrir novas perspectivas, tanto pelo contato com uma nova geração, com disposição para experimentar, promovendo renovação no ambiente de trabalho, quanto a partir da integração de competências e habilidades desses futuros profissionais que, se bem instruídos e com atribuições efetivamente relacionadas às profissões que escolheram, tornarão-se profissionais qualificados e com grande bagagem, tanto teórica – proveniente da sala de aula – quanto prática – adquirida nos estágios realizados, sejam eles no mesmo ou em diversos segmentos.

No caso da comunicação organizacional, um estudante -  até mesmo um recém formado – é passível de trazer novas informações sobre o tema, sobre a literatura da área e também ideias que permitam com que a empresa consiga atualizar-se em relação às novas exigências do mercado, além de permitir que, a partir dessas novas perspectivas e opiniões, ela consiga obter êxito tanto na elaboração quanto nos objetivos desejados de sua estratégia.


Giovana Escaliante Mello da Silva

Referências:

GARCIA, Miguel Aurélio Alonso. A concepção e avaliação dos programas de estágio de formação na empresa: perfil da equipe de apoio. Revista Européia Formação profissional, N°25. p. 55-66, 2002.

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